Projetos podem ser se tornar longos e complexos. Quando se tem muitos gastos envolvidos, o controle pode ser fundamental para evitar stress e perdas.
Então cabe ao gestor do projeto, ter uma forma de organizar esta movimentação financeira. Valores com fornecedores, materiais, mão-de-obra e os recebimentos do clientes. Tudo isto sem falar das tarefas em si!
Por conta disto, é muito importante usar ferramentas que façam este controle das contas a pagar e a receber. Abaixo, vamos mostrar 3 opções para facilitar o seu trabalho!
Planilha eletrônica
A primeira opção para isto é usar uma planilha do tipo Excel. Nela você pode criar tabelas, fazer gráficos e manipular valores. A grande desvantagem de fazer assim é a total falta de integração com o projeto em si ou com outros sistemas. Ou seja, por mais que você crie automatizações dentro do arquivo e entre as planilhas, você terá isto separado dos demais processos, sem poder ver relatórios comparativos por exemplo.
Paguei!
Outra opção é usar um sistema para controle financeiro na web. Neste caso indicamos o Paguei!, nosso próprio produto gratuito para este fim. Com ele você pode controlar os gastos dos projetos pela internet. Contas a pagar e a receber, contas correntes e categorias no melhor estilo livro-caixa, tudo de qualquer dispositivo online. No entanto, assim como a planilha, a grande desvantagem é não ter conexão automática com os demais processos, como etapas e carga horária.
Software para projetos integrado
A terceira sugestão é usar uma ferramenta de projetos que tenha uma área financeira integrada. Neste caso, o Sole é a ferramenta certa. Com ele você pode lançar diretamente os valores envolvidos nos projetos na área de contas a pagar e a receber. Além disso, ter diversos relatórios relacionados, com dados tanto das tarefas quanto do financeiro.
Então, com um sistema completo para a sua empresa, os gastos dos projetos assim como as receitas são controlados mais facilmente, além de poder envolver os demais departamentos. Se o sistema for online então não terá que se preocupar com estrutura interna nem como backups.
Afinal, o seu trabalho é gerenciar as tarefas e projetos, e saber como o dinheiro está sendo gerido, de maneira rápida, segura e ágil.